Inicial / Planejamento / Plano Nacional de Logística / Plano Nacional de Logística 2025 / Manual – Metodologia de Custos de Transporte
A EPL é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Logística (PNL), principal instrumento de planejamento integrado da infraestrutura de transporte do país em nível estratégico e que segue as diretrizes da Política Nacional de Transportes de competência do Ministério da Infraestrutura.
O PNL engloba levantamentos, pesquisas, análises, diagnósticos e propostas de solução para os gargalos existentes, considerando todas as malhas de transporte. Além disso, a EPL busca identificar alternativas otimizadas de cenários para a movimentação de cargas e pessoas no horizonte de longo prazo, considerando a intermodalidade de transporte, com eficiência nos campos logístico, tecnológico, energético, social, econômico e ambiental.
No âmbito do planejamento de longo prazo, a EPL desenvolveu metodologias e ferramentas que permitem o cálculo dos custos de transporte para os modos rodoviário e aquaviário – hidrovias e cabotagem – de acordo com grupos de mercadorias (granéis sólidos agrícolas, granéis sólidos não agrícolas, granéis líquidos, cargas gerais e cargas gerais em contêiner), além dos custos das operações de transbordo de cargas entre esses modos. Além disso, foram estruturados cálculos com os valores médios das tarifas de transporte ferroviário e tarifas acessórias. Como forma de garantir a transparência e as melhores práticas de Governança Pública, a EPL disponibiliza um Manual contendo a descrição da Metodologia com toda a estrutura dos cálculos dos custos de transporte.
Acesse aqui e verifique a funcionalidade do simulador e apresente sugestões para o aperfeiçoamento metodológico e melhoria dessa ferramenta. As mensagens podem ser enviadas para o e-mail simuladordecusto@epl.gov.br.