O PNL é um instrumento de planejamento da infraestrutura de transporte que segue as diretrizes da Política Nacional de Transportes. O PNL inclui levantamentos, pesquisas, análises e propostas de solução para os gargalos existentes.
Além disso, a EPL busca identificar alternativas para a movimentação de cargas e pessoas no longo prazo, considerando a intermodalidade de transporte e a eficiência em aspectos logísticos, tecnológicos, energéticos, sociais, econômicos e ambientais.
No planejamento de longo prazo, a EPL desenvolveu metodologias para calcular os custos de transporte nos modos rodoviário e aquaviário (hidrovias e cabotagem). Os cálculos são feitos para diferentes grupos de mercadorias (granéis sólidos agrícolas e não agrícolas, granéis líquidos, cargas gerais e cargas gerais em contêiner), além dos custos de transbordo entre os modos.
Também foram criados cálculos com as tarifas médias do transporte ferroviário e as tarifas acessórias.
Para garantir a transparência e a Governança Pública, a EPL disponibiliza um manual que descreve a metodologia e a estrutura dos cálculos de custos de transporte.
É possível acessar o simulador para verificar sua funcionalidade e enviar sugestões para o aperfeiçoamento metodológico e a melhoria da ferramenta para o e-mail simuladordecusto@epl.gov.br.
Manual contendo a descrição de Metodologia com toda a estrutura dos cálculos dos custos de transporte.
Manual – Metodologia de Custos de Transporte
O Sistema de Pesquisa do portal ONTL possui a funcionalidade de preenchimento automático (autocomplete). Digite o assunto desejado para visualizar sugestões automáticas que facilitam sua busca. Caso prefira, preencha o campo de pesquisa e clique no ícone (lupa) para realizar uma consulta.