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Shapefiles

Arquivos digitais com a representação dos elementos gráficos do cenário do PNL 2035 em formato shapefile.

Cenário Base – Panorama 2017

Descrição:
O Cenário Base foi concebido a fim de validar o modelo funcional de simulação do PNL 2035. A aderência das simulações aos dados reais do ano de 2017 representa a confiabilidade das estimativas e da visão de futuro do Plano. Esse ano foi escolhido como referencial para efeito de calibração do modelo de simulação por não ter apresentado grandes intercorrências, no que tange à movimentação de cargas e pessoas, a exemplo dos efeitos da crise econômica observados em 2015 e 2016 ou a greve de caminhoneiros ocorrida em 2018. O ano de 2019, por sua vez, ainda não apresentava seus dados consolidados quando do início dos trabalhos do PNL 2035.
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Cenário I – Empreendimentos em andamento

Descrição:
O primeiro cenário a ser analisado tem como alterações da oferta de infraestrutura apenas os empreendimentos e intervenções considerados como em andamento, bem como a projeção das matrizes de origem e destino em um cenário de crescimento referencial.
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Cenário II – Empreendimentos previstos – Referencial

Descrição:
O primeiro cenário a ser analisado tem como alterações da oferta de infraestrutura apenas os empreendimentos e intervenções considerados como em andamento, bem como a projeção das matrizes de origem e destino em um cenário de crescimento referencial.
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Cenário III – Empreendimentos previstos – Transformador

Descrição:
A seu tempo, o cenário Transformador mimetiza o Cenário 2 em termos de oferta, de Empreendimentos Previstos, todavia com a alteração das matrizes de origem e destino que, para esse cenário, passam a contar com um crescimento elevado.
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Cenário IV – Empreendimentos previstos e BR do Mar – Referencial

Descrição:
O Cenário do BR do Mar apresenta todas as características observadas no modelo usado para o Cenário 2, com uma redução de custos da cabotagem da ordem de 15%, conforme estudo citado anteriormente neste relatório.
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Cenário V – Empreendimentos previstos e inovações tecnológicas – Referencial

Descrição:
O Cenário do BR do Mar apresenta todas as características observadas no modelo usado para o Cenário 2, com uma redução de custos da cabotagem da ordem de 15%, conforme estudo citado anteriormente neste relatório.
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Cenário VI – Empreendimentos propostos pela sociedade e mercados – Referencial

Descrição:
O sexto cenário testado para o Plano Nacional de Logística absorve as contribuições realizadas durante a Consulta Pública, refletindo empreendimentos desejados pela sociedade e pelos estados que não haviam sido absorvidos na versão disponibilizada no referido processo de participação social.
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Cenário VII – Empreendimentos previstos e autorizações ferroviários – Referencial

Descrição:
No Cenário 7 buscou-se simular o impacto da operação de novos trechos ferroviários específicos que possuem interesse declarado de operação sob regime de autorização31. Os trechos em questão são: TUP Açu – Anchieta, integração com a EF-118; Foz do Iguaçu – Cascavel / Dourados – Maracajú, integração com a Ferroeste; TUP Alcântara, integração com a EFC; Sete Lagoas – TUP São Mateus, integração com a EFVM e FCA; Rondonópolis – Cuiabá – Lucas do Rio Verde, integração com a Rumo Malha Norte; e Luziânia – Unaí – Pirapora, integração com a EFVM.
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Cenário VIII – União dos cenários 1 a 7 – Transformador

Descrição:
O oitavo cenário simulado e apresentado para o presente Plano é uma superposição de todos os cenários anteriores. Embora a junção de efeitos específicos de cada um dos cenários simulados independentemente possa potencializar comportamentos, dificultando uma análise mais aprofundada, o cenário cumpre um importante papel em ser uma hipérbole de comparação, permitindo que efeitos mais discretos nos cenários anteriores se apresentem de forma “exagerada” para uma discussão consciente e cientificamente adequada.
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Cenário IX – Principais oportunidades para o desenvolvimento da rede de transporte nacional – Referencial

Descrição:
O Cenário 9 simulado e apresentado neste PNL 2035 possui sua concepção pautada em metodologia específica, que suscita os esclarecimentos aqui apresentados. Após a simulação dos diferentes Cenários do PNL 2035, a quantidade de variáveis envolvidas e a variedade de resultados demonstram a necessidade dos planos estratégicos de transporte apresentarem flexibilidades e diferentes hipóteses de desenvolvimento dos sistemas planejados. Por outro lado, a quantidade de dados e os achados das simulações realizadas permitem identificar oportunidades de atuação específicas que podem configurar ganhos no atendimento dos objetivos da Política Nacional de Transportes.
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Transporte aéreo de cargas

Descrição:
A camada referente ao transporte aéreo de cargas deve ser adicionada às camadas anteriores para a visualização de todo o sistema de transporte e análise dos Cenários do PNL 2035.
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Linhas de desejo – transporte dutoviário

Descrição:
A camada referente ao transporte dutoviário deve ser adicionada às camadas anteriores para a visualização de todo o sistema de transporte e análise dos Cenários do PNL 2035.
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Alocação de pessoas – Transporte aéreo

Descrição:
A camada com os fluxos de transporte aéreo de pessoas alocados deve ser adicionada às camadas anteriores para a visualização de todo o sistema de transporte e análise dos Cenários do PNL 2035.
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Alocação de pessoas – Transporte ferroviário

Descrição:
Linhas de desejo de pessoas no transporte ferroviário.
Restrições de Uso e Acesso:
A camada com os fluxos de transporte ferroviário de pessoas alocados deve ser adicionada às camadas anteriores para a visualização de todo o sistema de transporte e análise dos Cenários do PNL 2035.

Alocação de pessoas – Transporte hidroviário

Descrição:
Linhas de desejo de pessoas no transporte hidroviário.
Restrições de Uso e Acesso:
A camada com os fluxos de transporte hidroviário de pessoas alocados deve ser adicionada às camadas anteriores para a visualização de todo o sistema de transporte e análise dos Cenários do PNL 2035.

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