Os primeiros registros de veículos sobre rodas datam de aproximadamente 4000 a.C. nas regiões da Mesopotâmia, Cáucaso e Europa Central, não estando ainda definido quem inventou primeiro. A partir daí essa nova tecnologia espalhou-se mundo afora, e, a medida que a humanidade avançava construindo cidades e realizando comércio, os meios de transporte iam se tornando cada vez mais sofisticados e necessitando de mais vias e estradas.

Por volta de 1769, foi criado o motor movido a gás combustível, que revolucionou os transportes, uma vez que os carros se tornaram capazes de se movimentar sem necessidade de tração externa. Com a revolução industrial na Europa deu-se a necessidade de um transporte em grande escala e em maior velocidade, contribuindo então para o surgimento das locomotivas movidas a vapor, que carregavam cargas e passageiros. Depois, surgiram os motores movidos a gasolina e a diesel, que são os mais utilizados na atualidade.

Conforme, a sociedade tecnologia foi evoluindo, surgiram também os motores movidos a energia elétrica e os híbridos, que são movidos a gasolina e a eletricidade. Atualmente, estão sendo testados caminhões veículos movidos a hidrogênio cuja combustão resulta em apenas vapor de água.

Close