• 1. O que é o Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL?

    Dentre as iniciativas de projetos com o intuito de desenvolver e aprimorar ferramentas tecnológicas para o planejamento de transporte e logística, a Infra S.A. deu início ao processo de construção de um sistema de informações logísticas e que é a base do Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL.

    Essa iniciativa vem sendo maturada a cada dia pela área técnica da Infra S.A. como uma forma nítida da necessidade de colocar, de maneira escalonada e de acordo com as prioridades do setor, um sistema de informações de transportes e logística a serviço do próprio Governo Federal, das demais esferas de Governo, de instituições não governamentais e da própria sociedade.

  • 2. Qual a origem dos Dados exibidos no portal do ONTL?

    Os dados são fornecidos por parceiros e colaboradores do Observatório, obtidos por meio de acordos de cooperação e outras relações de parcerias, ou, também, das publicações disponibilizadas por instituições e ou órgãos provedores de dados públicos. Em cada uma das consultas e ou das análises, nos painéis ou nas publicações do ONTL, está informada a fonte de origem dos dados empregados.

  • 3. O que os Indicadores representam?

    O setor de transportes é um exemplo clássico de sistema complexo, onde seus elementos se relacionam de tal forma que não se pode entender seu comportamento observando apenas seus componentes individualmente. Atendendo a essa complexidade, os indicadores, que serão disponibilizados pelo ONTL, representam as relações observadas entre esses vários elementos e aspectos transversais desse sistema.

  • 4. O que são os Painéis Analíticos?

    Uma moderna ferramenta de análise e apoio ao processo decisório. São painéis analíticos que expõem de forma gráfica e interativa a extensa gama de dados e informações divulgadas pela Infra S.A..

  • 5. O que são as Publicações Técnicas?

    Um produto elaborado pelo ONTL que faz uma análise estatística, a partir de dados e pesquisas obtidos junto aos parceiros e colaboradores do Observatório, envolvendo diversas fontes, sobre todos os modais de transporte.

    As informações contidas visam subsidiar os gestores da área de transporte e logística, com dados de qualidade e eficientes para consultas e tomada de decisão.

  • 7. Por que da criação das Publicações Técnicas?

    As Publicações Técnicas são instrumentos que visam disseminar o conhecimento sobre infraestrutura, transporte e logística, além de  possibilitar aos parceiros e colaboradores, a academia e a sociedade em geral.

    Nestas publicações, são disponibilizados dados e informações que caracterizam a infraestrutura e a operação do setor de transporte, propiciando condições de análise do desempenho e das alternativas de atendimento em relação à logística de movimentação de cargas e de passageiros.