O Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL é um ambiente cujo domínio a ser observado é o setor de transporte e logística brasileiro, um modelo institucional desenvolvido para responder às necessidades de informação sobre transporte e logística, visando apoiar a missão da Infra S.A. de planejar os transportes e a logística do país.

Infra S.A.

A ideia da concepção de um Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL no Brasil nasceu com a criação da Infra S.A., em agosto de 2013, uma empresa estatal que tem por finalidade estruturar e qualificar, por meio de estudos e pesquisas, o processo de planejamento integrado de logística no país, interligando rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.

No entanto, o ONTL ganhou expressão com a realização, em outubro de 2015, de um Seminário Internacional, sediado na própria Infra S.A. e que reuniu especialistas nacionais e internacionais que apresentaram as melhores práticas em Observatórios e sistemas de monitoramento de transportes na Europa, na América do Sul e nos Estados Unidos.

Parceiros

Os parceiros são um dos pilares fundamentais do ONTL. Estes órgãos, mediante o fornecimento de dados e outros meios de cooperação técnica, exaltam e valorizam todo o trabalho do ONTL e produz um benefício para o interesse público. Do mesmo modo, a visão global de transporte e logística do ONTL beneficia aos parceiros em sua própria atividade fornecendo-lhes uma maior visibilidade e utilidade através de um ponto de encontro das informações relevantes para o setor.