Inicial / Planejamento / Plano Nacional de Logística / Plano Nacional de Logística 2025 / Pesquisa de Origem e Destino nos Aeroportos
A Pesquisa de Origem e Destino do Transporte Aéreo de Passageiros, realizada em 2014, teve como objetivo aprimorar, complementar e detalhar o sistema de informações da Aviação Civil no Brasil, além de manter a base de dados governamental atualizada nas áreas de logística e transporte.
Essa pesquisa, realizada em quatro etapas distintas, coletou informações em 65 aeroportos, que representavam 53,7% daqueles que operavam voos regulares no Brasil em 2012. Registra-se que, em termos de fluxo de passageiros, esse grupo de aeroportos correspondia a aproximadamente 99% do número total de passageiros embarcados naquele ano.
As entrevistas foram realizadas nas áreas de embarque nacionais e internacionais dos aeroportos. Dentre as principais informações coletadas, destacam-se o fluxo de passageiros entre os aeroportos, os municípios de origem e de destino final da viagem, a escolha dos aeroportos para o embarque e desembarque e os respectivos motivos de escolhas.
As informações coletadas foram utilizadas como base para o estudo do comportamento atual e futuro do transporte aéreo, elemento de importância relevante na elaboração do Plano Nacional de Logística – PNL, o qual irá identificar e propor uma série de ações para desenvolver e integrar os diversos modos de transporte.
Estão disponíveis para a consulta e utilização os seguintes arquivos: